LabExposed

BSD, Linux e software livre em geral.

HAST – Alta Disponibilidade De Armazenagem No FreeBSD

| Comments

Como nosso bom amigo “FUGuiano” garga anunciou na lista da FUG-BR, o tão aguardado projeto HAST de alta disponibilidade de armazenagem foi adicionado na arvore base no SVN do FreeBSD.

Dêem as boas vindas ao HAST – Highly Avalable Storage.

HAST permite de forma transparente armazenar dados em duas maquinas fisicamente separadas conectadas sobre rede TCP/IP. HAST trabalha com configuração Primário/Secundário (Master-Backup, Master-Slave), o que significa que apenas um dos nós do cluster pode estar ativo em determinado momento. Somente o nó Primário tem a habilidade de efetuar requisições de I/O aos dispositivos gerenciados pelo o HAST.  Atualmente o HAST é limitado a apenas a utilização de dois nós do cluster.

HAST opera em nível de Bloco – ele é provido semelhante à um dispositivo de disco no diretório /dev/hast para ser usado pelo o sistema de arquivo e/ou por aplicações. Trabalhando em nível de bloco, o mesmo fica transparente para os sistemas de arquivos e aplicações. Não existe diferença entre um dispositivo provido pelo o HAST e o disco físico, partição, etc. Todos eles usam a mesma infraestrutura de armazenamento provida pelo GEOM no FreeBSD.

Para mais informações, por favor consulte as páginas de manual hastd(8), hastctl(8) e hast.conf(5) , assim também como o link http://wiki.FreeBSD.org/HAST.

Patrocinado por: FreeBSD Foundation
Patrocinado por: OMCnet Internet Service GmbH
Patrocinado por: TransIP BV

Tradução do link: http://svn.freebsd.org/viewvc/base?view=revision&revision=204076

Comments