LabExposed

BSD, Linux e software livre em geral.

Novo Projeto HA Apoiado Pela FreeBSD Foundation

| Comments

freebsd-logoNovidades vêm por ai !!! já resumindo o texto, nosso grande contribuidor do FreeBSD, Pawel Jakub esta trabalhando em um projeto de Alta disponibilidade de sistema de arquivos, veja a integra (tradução direta) do anuncio:

Pawel Jakub Dawidek  está sendo apoiado para implementar um software de replicação de armazenagem que vai dispor aos usuários do FreeBSD usar uma configuração de sistema de alta disponibilidade onde os dados possam ser compartilhados entre os nós de um cluster. O projeto é parcialmente financiado pela as empresas OMCnet Internet Service GmbH e TransIP BV.

O Software vai permitir a sincronização à nivel de bloco (block-level) de qualquer tipo de media de armazenagem (provedores GEOM, usando nomeclatura FreeBSD) sobre uma rede TCP/IP  e com recuperação de falha rápida. O software vai prover uma armazenagem usando a infraestrutura GEOM, isso significa que será um sistema de arquivo e aplicação independentes e que podem ser combinadas com qualquer classe GEOM existente (gmirror, gconcat, etc..). No caso de um nó master venha a falhar, o cluster terá a habilidade de trocar para o nó slave, checar e montar o sistema de arquivo UFS ou importar um pool do ZFS e continuar trabalhando sem perder nenhum bit de dados..

“Alta-disponibilidade é um dos itens mais requeridos para qualquer sistema operacional serio.”, Diz Pawel Jakub Dawidek, Desenvolvedor FreeBSD.

“Alta disponibilidade de sistemas de armazenagem é um um componente chave em tal ambiente. Eu acredito fortemente que muitos usuários do FreeBSD estão esperando por um longo tempo por esta funcionalidade.  Vou fazer o melhor para fornecer um software de qualidade à altura do FreeBSD e que irá satisfazer as necessidades de nossos usuários.”

Pawel é um commiter muito ativo (desde de 2003) no projeto FreeBSD. Durantes este período ele trabalhou em quase todas as partes do kernel, mas seu principal interesse no projeto FreeBSD é o armazenamento e outros topicos relacionados à segurança.  Pawel é autor de várias classes do GEOM (eli, mirror, gate, label, journal, hsec, etc.),  o utilitário geom(8), várias melhorias na criptografia e sem esquecer é claro do port do sistema de arquivos ZFS  da Opensolaris para o FreeBSD.

O projeto deverá ser concluído em Fevereiro de 2010.

Enfim ! estou muito feliz em divulgar essa noticia ! e estou muito ansioso para que esse projeto entre logo em produção, com certeza vou fazer muito uso dele.

Fonte: http://freebsdfoundation.blogspot.com/2009/10/new-funded-project.html

Comments