LabExposed

BSD, Linux e software livre em geral.

FreeBSD é O Primeiro Sistema Operacional Com Grand Central Dispatch

| Comments

gcd_icon20090608O FreeBSD é o primeiro sistema operacional a receber uma versão do Grand Central Dispatch (GCD), um subsistema do Mac OS X que melhora a eficiência em processadores com vários núcleos. O GCD facilita a tarefa de criar programas otimizados, que possam tirar melhor proveito de sistemas multiprocessados, como os atuais processadores Dual-Core, Quad-Core ou Hexa-Core da Intel e AMD.
Os desenvolvedores do FreeBSD aproveitaram-se da oportunidade e anunciaram que o sistema acaba de receber uma versão do GCD. O código foi portado por Robert Watson e Stacey Son, e já está disponível na “loja online de software” do FreeBSD, o sistema Ports. Mas em vez de simplesmente adaptar a biblioteca, os programadores também adaptaram o compilador C clang e fizeram algumas modificações que tornam mais fácil utilizá-la fora do Mac OS X, o que pode beneficiar outros sistemas operacionais, como o Linux.

Segundo os desenvolvedores, as modificações necessárias para suportar a libdispatch serão incorporadas ao FreeBSD 8.1. Os próximos passos no projeto incluem um estudo para determinar se componentes-base do sistema operacional poderão se beneficiar do uso da libdispatch. (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).

Referência da noticia: http://br-linux.org/2009/grand-central-dispatch-freebsd-ganha-componente-do-snow-leopard/

Comments